Crítica literária #1 - a menina do mar


Sinópse:
"A Menina do Mar é um dos livros para crianças mais conhecidos de Sophia de Mello Breyner Andressen. Fernando Lopes-Graça compôs uma obra musical a partir deste conto.
Faz parte do Plano Nacional de Leitura português, recomendado para o estudo no 5º ano de escolaridade.
Filipe La Féria dirigiu um espectáculo baseado nesta obra.
É a história de amizade entre um rapaz e uma Menina. Ela vive no mar, e é bailarina da "Grande Raia", uma rainha dos mares, que sobre ela mantém vigilância, não a deixando realizar o seu sonho de conhecer a terra firme, onde mora o rapaz. Além disso, a menina não consegue sobreviver longe da água, pois, fica desidratada, ainda que consiga respirar dentro e fora de água. O rapaz, com que estabelece amizade, tem o desejo de conhecer o fundo do mar. A história desenrola-se com a tentativa dos dois em realizar os seus sonhos." - Wikipédia

Opinião pessoal:
Sophia de Mello Breyner Andresen, a autora deste livro infantil, apesar de ter escrito um número reduzido de páginas na obra, a história que tenta transmitir para as crianças é de tal forma surpreende que nem parece verdade, por ter poucas palavras.
Só com a experiência de alguém como Sophia seria possível dizer tanto com tão pouco. Em 33 páginas conseguiu escrever um conto bem estruturado.
Resumindo a obra "por miúdos": Sophia conta a história de um rapaz que por mero acaso encontrou "a menina do mar". Ela tinha o sonho de conhecer terra e ele o sonho de conhecer o fundo do mar. Nem ela nem ele os poderiam concretizar pois o rapaz afogava-se e a rapariga desidratava. A história desnrola-se na praia onde se conheceram e termina com a concretização dos sonhos de ambos.
Pode ser esta uma história para crianças mas a mensagem serve principalmente para as pessoas mais crescidas capazes de entender que não devemos desistir dos nossos sonhos à primeira dificuldade.

8 comentários:

  1. Concordo com a tua opinião pessoal (:

    ResponderEliminar
  2. Li este livro há tantos anos, algures no meu quinto ano porque fazia parte do programa, e na altura não gostei muito, talvez por ter sido obrigada a lê-lo. Na altura gostava mesmo era dos livros Uma Aventura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente foi no 5º ano, tal como eu. Nessa idade damos importância a tudo menos a um livro destes até porque não vamos conseguir entender a mensagem que transmite.

      Eliminar